21 Out 2014 Terça
  • Narrow screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Wide screen resolution
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Local no site: Home Dicas de aula Com Eixos Temáticos
Com Eixos Temáticos

Por Osvaldo Morais



Os eixos temáticos apresentados na Proposta Curricular para o ensino de História(1992) como nos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) parecem descortinar novas paisagens no ensino por partir de temas que fazem parte do cotidiano do aluno, por apresentar realidades opostas ou semelhantes nas diversas fases da História, por fugir de inúmeros fatos que parecem desvinculados do todo e por propiciar a construção de conceitos.

Ah, acha pouco?... Pois bem, podemos acrescentar que ainda permite a transversalidade, pois os temas perpassam por vários contextos e por várias facetas da vida do aluno, tomando como foco principal o próprio povo e não os personagens históricos, que muitas vezes não passam de historietas contadas pelos vencedores.

Mas depois de tanto tempo de orientação (às vezes de desorientação) por parte dos nossos pensadores da Educação, não vemos os eixos temáticos de fato nas escolas. As coisas mudam lentamente, algumas mais lentamente que outras. Se fizermos uma busca na maior das redes de informação, a Internet, pouca coisa acharemos referentes aos Eixos Temáticos. Sem ir muito longe, poucos são as publicações dos nossos governos que orientam a respeito.
Portanto, vamos todos focar uma parte dos nossos esforços na construção desse novo caminho, trocando experiências, materiais, idéias e o que mais possa vir a contribuir com as nossas necessidades.

Qual é a proposta de temas descritas nos PCN's?

Claro que devemos construir nosso plano de ensino e de aula alicerçados na realidade do próprio alunado, a partir de sua vivência e modo de ser e ver, mas isso é impossível já desde o início, pois antes de tudo temos um longo e árduo trabalho diagnósticoe e adapação das várias realidades envoldas (e na prática isso é um trabalho colossal). Mas temos que começar de algo para que possamos construir o que pretendemos, nesse caso tomemos como ponto de partida o que nos oferece os PCN's...
Eis o plano para todo o Ensino Médio, contendo eixos, temas e subtemas. Devemos ajustar os conteúdos nos respectivos temas, mas considerando desde já que o principal é o eixo e não o conteúdo, este é apenas um meio para se chegar ao objetivo proposto. lembre-se: esse plano é generalizado, deve ser levado em conta apenas como base de algo que você mesmo deve dar como acabado (espero que nunca dê como acabado, senão...)


Clique aqui para fazer download do texto (é só uma idéia)

 

Educação a Distância

Artigos
EAD - Vídeos

ArtEducação

Opinião

abed

Banner

Destaques

Soluções Web